Roupas de qualidade duram muito tempo, principalmente se tomarmos medidas simples para a conservação das peças. Por isso, separamos algumas dicas de como lavar roupas esportivas e mantê-las limpas, cheirosas e conservadas por muito mais tempo.
Tecidos com tecnologia precisam de um tratamento diferente para que não percam suas propriedades. Por isso alguns passos são fundamentais no processo de lavagem.
O ideal seria pôr a roupa de molho em um balde com água assim que tirar do corpo, porém nem sempre é possível. Mas, você não precisa lavar a roupa de imediato, porém jogá-la no cesto de roupa sujas ainda molhada pode gerar mau cheiro, mofo e, o pior, pode contaminar outras peças de roupa. Coloque-as no cesto só depois de secas.
Nem sempre o sabão dá conta do mau cheiro causado pelo suor. Para suas roupas de ginástica ficarem cheirosas, coloque de molho em uma solução de água e vinagre de álcool por 30 minutos antes de lavá-las.
Se você gosta de cortar todas as etiquetas das suas roupas, antes de cortá-las siga a dica de ouro: não deixe de verificar as instruções de lavagem do fabricante! Seguir essas instruções vai garantir que sua peça dure o máximo possível.
Sim, eu sei, lavar roupa à mão já saiu de moda faz tempo… caso você prefira usar a máquina, procure usar o ciclo de roupas delicadas ou um saco protetor específico para lavagens. Os tecidos das roupas de academia possuem uma estrutura que pode se danificar na lavagem feita na máquina.
Amaciante e tecidos esportivos não se dão bem. Como a maioria das peças são feitas de poliamida, elastano ou poliéster, o indicado é evitar o uso do produto, isso porque com o tempo ele pode formar uma barreira que faça com que as peças percam características como a “respirabilidade” e até mesmo o “antiodor”, isso mesmo, ao invés de ficarem mais cheirosas, elas perdem o benefício próprio do tecido.
Se possível, pule a etapa de centrifugação ao lavar na máquina. Para tirar o excesso de água, esprema as peças ao invés de torcê-las, isso vai aumentar muito sua vida útil.
A água quente danifica o elastano e, com o tempo, a roupa vai perdendo a flexibilidade. Por isso, o ideal é sempre usar água fria. Como o calor danifica as fibras das roupas de academia, elas não devem secar na secadora ou ao sol. Escolha um lugar arejado, mas com sombra. Como a maioria possui rápida secagem, isso não será um problema.
Seguindo essas dicas você terá roupas para treinar sempre em perfeito estado, aproveitando todos os benefícios que os tecidos tecnológicos oferecem, e fazendo valer seu investimento.
Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.